domingo, 7 de abril de 2013

Sistema de Numeração


Olá, caros alunos!

Na postagem anterior, vocês assistiram a um vídeo sobre os números e realizaram a leitura de dois textos sobre a História dos Números. 

Hoje, em nossa aula, nos organizaremos da seguinte maneira: vocês deverão se organizar em duplas ou trios para pesquisar o sistema de numeração de civilizações antigas. Em seguida, será feito um sorteio que decidirá sobre qual sistema de numeração que cada dupla/trio ficará responsável. 

Os sistemas de numeração que trabalharemos são: Maia, Babilônica, Egípcia, Grega e Romana. Assim, um grupo ficará com o sistema de numeração maia, outro ficará com o sistema de numeração babilônico e assim por diante.

Em seguida, cada dupla/trio irá ler os textos indicados na seção referente ao sistema de numeração da civilização sorteada. 

Sistema de Numeração Maia



Sistema de Numeração Babilônico





Sistema de Numeração Egípcio





Sistema de Numeração Grego





Sistema de Numeração Romano




Após a leitura dos hipertextos, cada dupla/trio deverá responder as seguintes questões:

a) Como era o sistema de numeração da civilização sorteada? Como contavam? Quais símbolos usavam para representar os números? 

b) Qual era a vantagem e desvantagem do sistema de numeração desta civilização em comparação com o nosso sistema de numeração atual? 

Bom trabalho a todos!

Professor Rafael